Como funciona cheque especial: Vale a pena? Quais os juros? Saiba tudo aqui!

cheque especial
Financeiro

Em alguns momentos da nossa vida é comum passarmos por algum tipo de dificuldade financeira, e por isso precisamos recorrer a vários métodos até conseguimos controlar a situação. Normalmente os bancos costumam dar algumas oportunidades que parecem muito atrativas, como por exemplo, o cheque especial. Mas você sabe como funciona cheque especial e se vale a pena?

Ainda não tem a resposta dessas perguntas? Não se preocupe, é só você continuar lendo esse artigo que a seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber a respeito desse cheque.

O que é?

O cheque especial é uma forma de “crédito” do banco aos seus correntistas, porém é muito diferente dos empréstimos tradicionais, sendo que ele é destinado as pessoas que possuem crédito aprovado no banco, assim quando ela não tiver saldo em conta para realizar pagamentos ou até mesmo para realizar saques, ela poderá pegar esse cheque especial.

Mas é importante lembrar que esse cheque especial, embora seja fácil de conseguir, pode gerar muito transtorno ao correntista na hora de realizar o pagamento dos juros, que são muito mais altos que o esperado.

Como funciona cheque especial?

O funcionamento do cheque especial é bem simples. O cliente terá esse cheque disponível em sua conta como  uma modalidade de crédito pré-aprovado, que foi concedido pelo seu banco conforme seu histórico nele. Assim em casos de emergência a pessoa poderá usar esse cheque especial e pagar em uma data futura.

O problema é que o cheque especial cobra taxa de juros muito alta, que irá variar conforme a avaliação que o banco faz do cliente, e por isso muitas vezes as pessoas se enrolam com esses juros e não conseguem realizar seu pagamento.

Toda a facilidade que o cheque especial possui tem um preço alto, e por isso é preciso ficar atento com esse tipo de “benefício” que os bancos disponibilizam.

Vale a pena?

Agora que você já sabe como funciona cheque especial, deve estar se perguntando se vale a pena ou não solicitar esse tipo de crédito, e é possível dizermos que você deve tomar muito cuidado e tentar evitar ao máximo pegar o cheque especial, pois assim você não irá ter riscos de fazer uma dívida maior do que você aguenta pagar e se enrolar todo.

Mas também precisamos dizer que embora esse cheque especial seja um vilão, muitas vezes ele pode ser a solução em um caso de emergência, quando nenhuma outra forma de crédito conseguirá te atender com a rapidez que você precisa.

Por isso fazer uma análise antes de solicitar seu cheque especial é uma boa maneira de pelo menos entender como ele funciona e se realmente vale a pena, pois muitas vezes é melhor tenta um empréstimo, mesmo ele demorando um pouco mais para sair, visto que seus juros são muito menores que os do cheque especial.

Ficou alguma dúvida sobre como funciona cheque especial? É só nos deixar um comentário que assim que for possível nós iremos responder você.

 

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cartão renner
Financeiro
Cartão Renner: Saiba os benefícios e as vantagens do cartão

Os cartões de crédito podem ser muito eficientes para que as pessoas realizarem as suas comprar e pagarem em outra data. No entanto, alguns bancos são um pouco mais rígidos e não disponibilizam cartão de crédito a todos os seus correntistas, sendo necessário assim, passar por muita burocracia para conseguir …

Financeiro
Negócio em 21 dias: Seja o seu próprio patrão em menos de 1 mês

Empreender vem sendo o desejo de várias pessoas, porém montar seu próprio negócio sem uma boa orientação de um profissional experiente no mercado não é tão fácil quanto muitas pessoas imaginam. E é por isso que o Caio Ferreira resolveu desenvolver o Negócio em 21 dias, um curso completo para …

poupança ou tesouro direto?
Financeiro
Poupança ou Tesouro Direto? Saiba aqui qual o melhor investimento!

Investir o dinheiro é algo fundamental que deve ser feito. Porém muitas pessoas ainda não conhecem a importância do investimento, ou possuem dificuldades sobre onde investi-lo. E saiba que mesmo em tempos de crises é essencial que você invista o seu dinheiro para não passar dificuldades futuras. Duas formas excelentes …